segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dia 26 de setembro foi o dia do surdo e a EMPMC realizou palestra para discutir a inclusão pela educação.



Em comemoração ao dia do surdo, 26 de setembro, a EMPMC realizou uma palestra com a professora e estudante de psicopedagogia Luciana Castro. Ela ressaltou a importância da educação e do estudo no processo de inclusão dos surdos na sociedade.

Os alunos surdos também estão participando de atividades específicas que discutem o processo de inclusão e as especificidades do processo de ensino-aprendizagem.
Nesta sexta-feira, dia 02/10, assistiram ao filme O Milagre de Anne Sullivan.



Cenas do filme



Hellen Keller e Anne Sullivan

Sinopse do filme:

Em 1887, no Alabama, a jovem Helen Keller, cega e muda, desde a infância, devido a uma congestão cerebral, está a ponto de ser enviada para uma Instituição especializada em doentes mentais. Sua falta de habilidade para se comunicar a deixou frustrada e violenta. É um tempo difícil no sul dos Estados Unidos.

Desesperados, seus pais procuram ajuda junto ao Perkins Institute, de Boston, que lhes encaminha a jovem Annie Sullivan para ser tutora de sua filha. Annie acabara de concluir seu curso, de modo que Helen será sua primeira aluna.

Em sua incansável tarefa para tentar fazer com que Helen se adapte e entenda, pelo menos em parte, o mundo que a cerca, Annie não se mostra condescendente nem a trata como uma pessoa deficiente. Com essa atitude e determinação, entra muitas vezes em confronto com os pais de Helen, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram. Por várias vezes, o pai a ameaça de mandá-la embora. A situação chega a tal ponto que Annie diz que, para seu trabalho apresentar bons resultados, é preciso que ela e Helen passem a morar sozinhas numa outra casa da família.

A tarefa é realmente difícil, mas com pulso firme e muito amor, Annie consegue, em relativamente pouco tempo, tornar Helen uma garota dócil, bem como, fazer com que ela aprenda a linguagem dos dedos e a pronunciar suas primeiras palavras.


Um comentário:

Anônimo disse...

SERA QUE O BLOG NÃO VAI FALAR NADA DO DIA DAS CRIANÇAS E DO DIA DO PROFESSOR?

SERÁ?

DEMOROU.