sábado, 7 de novembro de 2009

Calendário Escolar 2010 - PORTARIA SMED Nº 230/2009


A Secretaria Muncipal de Educação já estabeleceu os parâmetros para a elaboração do Calendário Escolar para o ano de 2010. A publicação da Portaria nº 230/2009 foi publicada no Diário Oficial de 07 de Novembro de 2009, Ano XV - Edição N.: 3459 .


PORTARIA SMED Nº 230/2009

Estabelece parâmetros para elaboração do Calendário Escolar para o ano de 2010.

A Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições, com base nas disposições da Lei Federal nº 9.394, de 20 de novembro de 1996 e suas normas complementares, e considerando a necessidade de compatibilização do calendário escolar da Rede Municipal de Educação com os calendários das Redes Estadual e Privada da cidade de Belo Horizonte,

RESOLVE:

Art.1º – O Calendário Escolar de 2010 obedecerá às normas desta Portaria, deverá ser elaborado pela escola, discutido e aprovado pelo Colegiado Escolar, referendado pela Assembléia Escolar, com ampla divulgação para servidores, alunos e pais de alunos.

Art.2º – O Calendário Escolar deve prever o mínimo de 200(duzentos) dias letivos e 4 (quatro) dias escolares para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.


§ 1º – A carga horária anual é de, no mínimo, 800(oitocentas) horas de efetivo trabalho escolar, com jornada diária de, no mínimo, 4 (quatro) horas, excluído o tempo destinado ao recreio.


§ 2º – O Calendário Escolar para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos dos Ensinos Fundamental e Médio deve observar as disposições da Resolução do CME/BH nº 001/03 e o teor da Proposta Pedagógica aprovada pelo Conselho Municipal de Educação.

Art. 3º – Nos calendários das unidades escolares da Rede Municipal de Educação devem constar as seguintes datas e programações:

I - Início do ano escolar: 1° de fevereiro;

II - Início do ano letivo: 02 de fevereiro;

III - Término do ano letivo: até 15 de dezembro;

IV - Término do ano escolar: até 17 de dezembro;

V- Férias escolares de 04 a 31 de janeiro e 26, 27, 28, 29 e 30 de julho;

VI- Recessos escolares comuns: 15 e 17 de fevereiro, 1° de abril, 04 de junho, 6 de setembro, 11, 13, 14 e 15 de outubro e 1° de novembro, podendo esses serem utilizados como dias escolares;

VII- Feriados: conforme publicação no Diário Oficial do Município – DOM;

VIII - 2 (duas) Assembléias Escolares Ordinárias serão consideradas dias letivos;

IX - 4 (quatro) sábados letivos, no máximo;

X- 4 (quatro) dias escolares, no mínimo, para: planejamento, avaliação e formação, sendo um deles, no dia 20 ou 27 de novembro, para discussão e avaliação da gestão, com base no Plano de Trabalho Administrativo e Pedagógico aprovado na eleição para o triênio 2009/2011.

Art.4º – Compete ao(a) Diretor(a) da escola fazer cumprir as determinações desta Portaria e encaminhar o Calendário Escolar à Gerência de Avaliação e Verificação do Funcionamento Escolar – GAVFE, para conhecimento, análise e aprovação, até 30 de novembro de 2009.

§ 1º – Qualquer alteração, depois do Calendário Escolar aprovado, deve ser discutida e aprovada pelo Colegiado Escolar, referendada pela Assembléia Escolar, observados os parâmetros desta Portaria.

§ 2º – A alteração a que se refere o § 1º deste artigo deve ser encaminhada, por meio de ofício, à GAVFE, para análise e aprovação, com antecedência de 10 (dez) dias da ocorrência da alteração.

Art. 5º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação e revoga as disposições em contrário.

Belo Horizonte, 05 de novembro de 2009

Macaé Maria Evaristo

Secretária Municipal de Educação




sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Você sabe fazer um diagrama ?


Um diagrama pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes, feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. É uma representação visual estruturada e simplificada de um determinado conceito, idéia, fenômeno, fato, etc.


Nas aulas de Ciências do 3º Ciclo, a professora Renata Netto desenvolve diferentes tipos de diagramas para que os alunos compreendam melhor os conteúdos estudados. Após a leitura, os próprios alunos criam os seus diagramas e podem até utilizá-los durante algumas avaliações.



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Além dos diagramas, os desenhos e as tabelas também são utilizados para a compreensão dos conteúdos.




Atividades de alunos do 3º Ciclo - turno da tarde
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A elaboração de diagramas pelos alunos também é realizada em outras disciplinas, do 3º Ciclo, como História e Geografia. Os diagramas são um interessante instrumento para síntese do conteúdo estudado, possibilitando ao aluno ter uma visão geral de um fenômeno, relacionar elementos ou fatos e desenvolver diferentes habilidades de leitura e interpretação.


XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino


O Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) é um evento científico, no campo educacional, que congrega pesquisadores e profissionais da educação que trabalham com questões relacionadas à temática "Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais".


Os sub-temas, em conexão com a temática geral do Encontro referem-se aos diversos campos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem que são o foco central do XV ENDIPE. Em relação a cada um desses campos serão tratadas Convergências e Tensões. São eles:


1. Alfabetização e Letramento
2. Arte-Educação
3. Avaliação Educacional
4. Currículo
5. Didática
6. Educação a Distância e Tecnologias da Informação e Comunicação
7. Educação Ambiental
8. Educação de Jovens e Adultos
9. Educação de Pessoas com Deficiência, Altas Habilidades e Condutas Típicas
10. Educação do Campo
11. Educação em Ciências
12. Educação em Espaços Não-escolares
13. Educação, Gênero e Sexualidade
14. Educação Indígena
15. Educação Infantil
16. Educação Matemática
17. Educação Profissional e Tecnológica
18. Ensino da Língua Portuguesa
19. Ensino de Educação Física
20. Ensino de Geografia
21. Ensino de História
22. Ensino de Línguas Estrangeiras
23. Ensino Superior
24. Escola, Família e Comunidade
25. Formação Docente
26. Políticas Educacionais
27. Relações Raciais e Educação
28. Trabalho Docente

Mais informações no site do ENDIPE: http://www.fae.ufmg.br/endipe/index.php

Realização

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Participe das Oficinas do Telecentro



Oficinas e datas


- Editor de Texto do BR-Office - dias 04 e 05 de novembro


- Como pesquisar na Internet - dia 11 de novembro

- Editor de Apresentação do Linux - dias 17 e 18 de novembro

Horário das oficinas: 17:40 às 18:30

Inscrições: de 28 a 03 de novembro no Telecentro


Vagas limitadas!
Faça a sua inscrição!



sábado, 24 de outubro de 2009

Conheça o Lincity no TeleCentro e vença os desafios de administrar uma cidade

Lincity (às vezes grafado como LinCity) é um jogo gratuito de simulação de construção e gerenciamento, que põe o jogador no controle da gestão de cada aspecto sócio-econômico de uma cidade.

O nome do jogo vem de um trocadilho com o título do clássico simulador de cidades SimCity. Lançado sob os temos da GNU General Public License, Lincity é considerado um software livre pela Free Software Foundation.

Lincity é um jogo simulador de cidades e países, similar em conceito a SimCity.O jogador pode desenvolver uma cidade através da compra de edifícios apropriados, serviços e infra

A simulação leva em conta a população, emprego, distribuição de saneamento básico e ecologia, produtos (disponibilidade e produção), matéria-prima (minérios, aço e carvão), serviços (educação, saúde, proteção contra incêndios e lazer), energia (elétrica e a carvão vegetal, carvão mineral com reservas finitas, solar e eólica) e outros obstáculos como finanças, poluição e transportes.

Vários indicadores são disponibilizados com minimapas ou estatísticas. O jogador tem de tomar conta do crescimento populacional e vários balanços sócio-econômicos.

Lincity pode ser vencido de dois modos: alcançando o desenvolvimento sustentável ou evacuando a população inteira com naves espaciais.

O jogo está incorporado ao sistema Linux utilizado nos computadores da escola.

Neste jogo, você poderá utilizar os seus conhecimentos para a gestão de uma cidade.
Conheça e vença os desafios!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Secretaria da Educação divulga lista de livros que irão compor o Kit Literário para 2010



A Prefeitura de Belo Horizonte adquiriu, para o ano de 2010, 361.500 livros que irão compor os 37.300 Kits Literários que serão distribuídos aos alunos novatos da Rede Municipal de Ensino. Serão beneficiados alunos da Educação Infantil, 1°, 2° e 3° ciclos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Confira a lista dos livros!



Adoção da Libras como idioma principal na educação de surdos é tema do "Ceale Debate"


Inclusão de surdos na educação: como são construídas oportunidades de aprendizagem e participação em sala de aula? Esse é o tema da próxima edição do Ceale Debate, no dia 27 de outubro, às 19h30, na Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha.
A questão será apresentada pelo professor da PUC Minas Carlos Rodrigues, especialista em educação inclusiva.

Rodrigues pretende partir dos resultados de pesquisas como a de sua dissertação de mestrado, concluída em 2008. Observando o contexto de sala de aula, ele percebeu que as situações de incompreensão observadas entre alunos surdos e professor ouvinte ocorriam pelo fato de o português ser tomado como primeira língua ao invés da Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Alfabetizar um aluno com deficiência auditiva em língua portuguesa como se ela fosse sua língua materna é violar seu direito de aprender, pois não conhece o processo a que é submetido”, ele avalia. Para Carlos Rodrigues, a pesquisa comprova que a Libras deve ser usada como língua de instrução e não somente como um recurso a mais na sala de aula.

Outra discussão proposta pelo professor diz respeito ao agrupamento, em uma mesma classe, de alunos surdos e ouvintes. Carlos Rodrigues afirma que essa proposta, “feita em nome de uma dita e pretensa inclusão”, diminui a oportunidade de os alunos com deficiência auditiva construírem, por meio da Libras, o seu processo de ensino e aprendizagem. Ele defende que, no início do ensino fundamental, os estudantes surdos fiquem em salas exclusivas e que a integração com os alunos ouvintes ocorra a partir dos anos finais do ensino fundamental.

As conferências do Ceale Debate são gratuitas e abertas ao público.
A palestra terá tradução simultânea em Libras e será transmitida ao vivo pela Radio FaE, via internet. Mais informações no portal do Ceale: www.ceale.fae.ufmg.br

(Com assessoria de imprensa do Ceale)

Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/013537.shtml

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Prefeitura promove programa que facilita a conclusão do Ensino Fundamental


A Prefeitura, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, promove no mês de novembro o Projeto de Aceleração, curso que será realizado durante 15 meses pelos professores de rede municipal de ensino nas instituições em que atuam. As aulas serão ministradas de segunda a sexta feira, durante três horas.

Destinado a todos os alunos da rede municipal, o plano visa acelerar o processo de conclusão do curso. “O projeto auxilia os estudantes que apresentam descompasso entre a etapa de formação e a idade e também promove a possibilidade de formação profissional inicial”, afirma o assessor da Gerência de Educação, Igor de Oliveira.

Para participar do benefício, os interessados devem ter entre 15 e 19 anos, ser alfabetizado e estar cursando turmas do quinto ao sétimo ano do ensino fundamental. As inscrições devem ser feitas nas próprias escolas, até o dia 30 de outubro.


Fonte: Diário Oficial do Município - Quarta-feira - 21 de Outubro de 2009 - Ano XV - Edição Nº 3448

terça-feira, 20 de outubro de 2009

O Fipec começou !!!

Confira a programação e participe!

20/10 - Reunião das equipes com os professores orientadores.

21 e 22/10 - Futsal, queimada, handebol, lancebol, peteca, natação, atletismo, gincanas e brincadeiras.
23/10 - Com muita alegria e diversão, com jogos de truco, damas, xadrez, e passa-milhão.
24/10 - Feira temática com exposição de trabalhos, apresentações de talentos com dança e grupos musicais e entrega de medalhas.






A MONITORIA TEM PAPEL FUNDAMENTAL NO FIPEC. FORMADA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, ACOMPANHAM TODAS AS ATIVIDADES E AJUDAM OS ALUNOS PRATICANTES DO SEGUNDO CICLO.




MONITORIA DO FIPEC 2009
Grupo A - alunos que atuarão junto com a coordenação:
Felipe Saragoça 3MJ
Gabriela Haidee 3MI
Sara Loureiro 3MI
Thais Araújo 2ME
Matheus Morais 2MF
Clarice Luz 1MA
Marcella Veneroso 1MA
Tatiane Fernandes 1MA
Pedro Fausto 2MF
Ana Flávia Torre 2ME
Débora Maria 3MJ
Alunos que atuarão nas equipes:
verde =
Deborah Luiza 3MI
Fernanda 3MI
Wendell 3MI
vermelha =
Jéssica Aparecida 2MF
Aylana 2MF
Robert 2MF
amarela =
Barbara Suelen 2ME
Raquel Diniz 2MF
Lucas Ventura 3MJ
laranja =
Barbara Dolabela 2ME
Letícia 3MI
Rubens 3MI

Colaboradoras:
Bárbara Diniz
Ana Helena


Acompanhe o FIPEC 2009 no blog:
http://fipec.blogspot.com/