sexta-feira, 25 de maio de 2012

Projeto Brasil

As turmas de EJA localizadas no prédio da Economia Solidária e suas professoras, Elizabeth e Abigail desenvolveram o projeto "Brasil" no qual abordaram, entre outros, temas como a origem de nosso povo e de nossos costumes. O projeto culminou com a presença do aluno de jornalismo da UFMG, Abul de Souza, proveniente da República Democrática de São Tomé.

Os educandos demonstraram muito interesse em conversar com Abul e relataram as perguntas. no texto abaixo.






Perguntas dirigidas à Abu


Qual é seu nome: Abu dos Santos
Qual é sua idade?  29 anos.
Sua religião?católica.
Como chegou ao Brasil?Através de um convênio entre uma instituição de São Tomé e a UFMG.
Acredito que foi mais fácil pra mim ingressar na UFMG do que para qualquer estudante daqui.
Há quanto tempo mora aqui?Há sete anos.
Onde estuda?Na UFMG
Em que bairro mora? Bairro Ouro Preto.
Mora com seus pais?Não. Minha mãe mora em Lisboa(Portugal) e meu pai em São Tomé.
Você tem irmãos? Sim, quatro.
Como é estar morando aqui no Brasil e seus pais tão longe?
Percebo que brasileiros sentem-se muito sozinhos, quando longe da família. Choram e ligam todos os dias. Meus pais me criaram para suportar adversidades de forma diferente.
Como é isso?
Quando fui para a escola meu pai disse para eu não chorar, pois era necessário eu estar lá. Isso eu trouxe para tudo na minha vida. Fui educado para não chorar quando estivesse longe de casa.
A qual classe social você pertence em sua terra natal? Classe pobre.
Observação: seus pais fizeram com que todos os filhos estudassem nas melhores escolas. Logo, percebemos que pertencia a classe social alta.
Qual a profissão do seu pai? Contador de uma empresa importante.
E a profissão de sua mãe?Do lar (ele disse doméstica)
Quantos irmãos você tem? Quatro.
Os jovens em seu país começam a trabalhar com quantos anos? Aos dezoito anos. Eu comecei com dezessete.
Na África todos falam o mesmo idioma?  Não. Cada país possui seus dialetos.
Como é isso? A  população de cada país desenvolve dialetos dos antepassados para se protegerem dos invasores. Existem cinco línguas nativas. Acontecem muitas guerras étnicas e civis.
Durante a Copa do Mundo realizada em Seul, lemos notícias que o governo local recolheu as pessoas que moravam nas ruas e as colocou em containers. É verdade?
Sim, mas não em containers, mas em lugares apropriados(exemplo: deficientes físicos), para não aparecerem na mídia.
Como é o mercado de trabalho para homens e mulheres? Há diferença de oferta de empregos e salários?
Há um equilíbrio. Em São Tomé três mulheres já governaram o país. É forte a sucessão entre elas.
Como está o controle da Aids na África?
O índice diminuiu um pouco, e há uma preocupação na prevenção e tratamento. No entanto ainda existe muitos casos de malária e paludismo (comparado a dengue no Brasil).
Como são tratados os idosos?
O idoso era visto como feiticeiro, perigoso. A partir dos anos 90, já são vistos, por grandes parte das pessoas, como um ser normal. Eles mesmos escolhem ir para asilos.
Já namorou alguma brasileira?   Sim.
Branca ou negra? Brancas e negras.
Já foi discriminado em algum momento, em algum lugar?
Sim. Em um barzinho na Savassi.
Pode relatar o fato?
Estávamos num grupo de seis pessoas. Franceses, ingleses. Eu e um colega éramos os únicos negros. Um dos colegas brancos era menor, mas o garçom se dirigiu a mim e exigiu a carteira de identidade. Perguntei porque não pediu aos outros. Respondeu que era norma da casa. Fui ao gerente e disse a ele que havia sofrido discriminação e a partir daquele dia nenhum estrangeiro, estudante da UFMG, frequentaria seu estabelecimento.
É normal estrangeiros gastarem muito nas noites de BH? Fomos a um bar de frente e gastamos R$800,00.

Como os alunos tinham que se encaminhar aos locais de seus trabalhos tivemos que encerrar o encontro.
Os alunos queriam saber mais. Ficamos de marcar outro momento.
 Abul nos deixou revistas que focam seu país e a promessa que voltará em outra oportunidade também informou que participa de um programa de rádio e deixou seu endereço eletrônico: www.ufmg.br/rádio, de 18 às 19h.







Nenhum comentário: