domingo, 6 de maio de 2012


A Gruta da Lapinha está situada no município de Lagoa Santa e recebe turistas de diversos lugares do Brasil e do mundo por causa de sua importância geológica. Descoberta por Peter W. Lund em 1835, a Lapinha reserva à visitação uma área de 511 metros de extensão e 40 metros de profundidade, distribuídos em galerias e salões.

     Fascinante por sua beleza natural, a Lapinha integra o Circuito das Grutas e é uma das portas de entrada para o Parque Estadual do Sumidouro, que possui inúmeros sítios arqueológicos, cavernas e áreas de paragem de aves migratórias.



Importância na região

A fauna quartenária da região calcária da Lapinha originou-se por volta de 25.000 anos atrás. O megatério (ou preguiça gigante), o mastodonte, o tigre-dente-de-sabre, o gliptodonte e o toxodonte foram alguns dos animais que habitaram a região de Lagoa Santa.

O aparecimento de fósseis dessa rica fauna atraiu a atenção do paleontólogo dinamarquês Peter Wilhelm Lund. As descobertas e pesquisas de Lund contribuíram, por sua vez, aos estudos de Charles Darwin sobre a teoria da evolução das espécies.

Luzia e o Homem de Lagoa Santa

As teorias sobre a ocupação humana nas três Américas são desafiadas pelas ossadas humanas descobertas na região de Lagoa Santa. Isso porque os fósseis encontrados na área da Lapinha são bem mais antigos do que o suposto tempo da ocupação inicial do continente americano. Especialistas também apontam os traços negróides dos humanos que habitavam a região, diferentemente das características mongolóides que possuíam os primeiros povos indígenas americanos.

Luzia é o apelido da ossada de uma mulher encontrada na gruta de Lapa Vermelha IV, em Pedro Leopoldo. O fóssil é o mais antigo esqueleto humano encontrado nas Américas. Uma legítima representante do Homem de Lagoa Santa, Luzia viveu há 11.500 anos atrás.

A primeira habitante das Américas ganhou esse apelido numa alusão a Lucy, a fêmea da espécie Australopithecus afarensis de 3,5 milhões de anos encontrada na Tanzânia em 1974.


Parque Estadual do Sumidouro

O Parque Estadual do Sumidouro com seus 2.000ha foi criado com o objetivo de preservar o patrimônio cultural e natural existente na região Cárstica de Lagoa Santa. A unidade possui como atrativos trilhas interpretativas dando destaque para elementos como Lagoa e Lapa do Sumidouro com as pinturas rupestres e o sítio arqueológico de importância mundial escavado pelo naturalista Dr. Peter Lund, bem como a Gruta da Lapinha com seus belos espeleotemas.
Registramos aqui a visita dos alunos da Escola Integrada da EMPMC.




















































Um comentário:

Anônimo disse...

Estive visitando esta escola recentemente, fiquei horrorizada com esses jovens; nao generalizando alguns sao bem comportados mas a maioria DEUS que me livre um bando de mal educados.Mas educaçao vem e de casa,nao se ganha na escola.