quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Reposição das aulas - Disposições da SMED

PORTARIA SMED Nº 150/009

Altera disposições da Portaria SMED Nº 056/2008.

A Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições, com base nas disposições da Lei Federal Nº9394/96 e considerando a decisão da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte de adiar o início das aulas do 2º semestre do corrente ano letivo, nas Escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte, para o dia 10 (dez) de agosto, como medida preventiva, tendo em vista os casos da gripe causada pelo vírus H1N1 e a necessidade das escolas de planejar a reposição de dias de paralisação,

RESOLVE:

Art. 1º - Os incisos III, IV, VI e IX do Art.3º da Portaria SMED Nº 056/08 passam a ter a seguinte redação:

(...)

III- Término do ano letivo: até 22 de dezembro;

IV – Término do ano escolar: até 23 de dezembro ;

(...)

VI- Recessos escolares comuns: 13 a 16 de outubro e 07 de dezembro, podendo esses serem utilizados como dias letivos ou escolares;

(...)

IX – 7 (sete) sábados letivos, no máximo”.

Art. 2º - O Art. 4º e seu §1º da Portaria SMED Nº 056/08 passa a vigorar com a seguinte redação:

Art 4º Compete ao (a) Diretor(a) da Escola fazer cumprir as determinações desta Portaria e encaminhar o Calendário Escolar com as alterações previstas à Gerência de Avaliação e Verificação do Funcionamento Escolar- GAVFE, para conhecimento , análise e aprovação , até o dia 18 de setembro de 2009 , com cópia para a respectiva Gerência Regional de Educação- GERED.

§1º As alterações do Calendário Escolar de 2009 deverão ser discutidas e aprovadas pelo Colegiado Escolar, antes de serem encaminhadas à GAVFE e referendadas pela última Assembléia Escolar, observados os parâmetros desta Portaria”.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Belo Horizonte, 1º de setembro de 2009

Macaé Maria Evaristo

Secretária Municipal de Educação

12 comentários:

Anônimo disse...

Proposta de dias para a reposição para o Turno da Manhã:
3, 4, 5, 6, 7 de agosto - repôr em 17, 18, 19, 21 e 22 de dezembro
21 de agosto - repôr em 7 de novembro (sábado)
2 dias de paralisação - 7 de dezembro e 21 de novembro

Que tal?

Anônimo disse...

E O 10 e 11 DE AGOSTO ? AS AULAS DO PAULO MENDES SÓ COMEÇARAM DIA 12/08 LEMBRA?

Anônimo disse...

PROPOSTA:
3,4,5,6,7 /agosto=> 7 /dez (recesso), 17,18,21,22 /dez.
10 e 11 /ago => 24, 31/out (sábados)
21/ago => 7 /nov (sábado).

2 dias de paralisação - conforme sindicato, ainda não há acordo para reposição.

Anônimo disse...

podia usar o recesso de outubro. é melhor que sábado que ninguem vem mesmo. nem professor!!!!

Anônimo disse...

3, 4, 5, 6, 7 de agosto - repôr no recesso de outubro (13, 14, 15, 16, 17).
10, 11,21 de agosto -repôr em 17, 18, 19 de dezembro.

Que tal?

PENSANDO NO ALUNO É A MELHOR OPÇÃO!!!!!

Anônimo disse...

è melhor vim em outubro que no sabado

Anônimo disse...

Tô dentro, vamo cai pra dentro

Anônimo disse...

Quando comecei lei as propostas de reposição da E.M.Paulo Mendes Campos, eu me assustei.

Acho bom a gente começar a se identificar e assumir o que a gente quer realmente e parar de fingir. Na verdade, ninguém está afim de repôr coisa alguma, nem aluno e nem professor.

Os dias DE PARALISAÇÃO propostos pelo Sindicato já foram cortados no nosso contracheque, então, não vejo razão de repôr estes dias uma vez que já foram cortados pela SMED/PBH.
E o que fizemos quando este fato aconteceu? Nada. Aceitamos como se fosse normal, coisa natural. Os professores param demonstrando que não estão aceitando esta política de arrocho salarial, cortou-se o nosso ponto, nosso salário e ficamos quietos? Nem uma nota de repúdio a tal fato? Nada.

Agora, quanto aos dias iniciais (3 a 7 de agosto), a culpa não foi de alunos e muito menos de professores.

A mudança de prédio proposta pela Secretaria Municipal de Saúde e SMED/GERED-CS também cairá sobre a cabeça dos alunos e professores e todos serão punidos pelos dias em que estávamos mudando saindo do prédio da E. M. Paulo Mendes Campos e indo para o prédio da E. M. Marconi?

A SMED/GERED-CS deveria assumir a responsabilidade e não cobrar tais reposições dos dias letivos, uma vez que foi uma causa maior que nos fez adiar o reinício do ano letivo: a gripe suína.

Reposição de conteúdo, de matéria, para que os alunos não saiam prejudicados, eu até entendo, mas querer dia contra dia na reposição é demais. Vamos até o final do ano 22/23 de dezembro, quando estamos exauridos pelo cansaço e estresse deste ano de crise e baixo salário? Ou perderemos a semana de outubro, onde nos lembramos de nossa dignidade no dia do professor 15 de outubro? Será que perdemos a nossa dignidade também?

Agora seremos apenados, alunos e professores, pela gripe suína?
Ajeitamos o calendário, mas não resolvemos o nosso salário sem reajuste, não resolvemos as nossas contas para pagar, não conseguimos uma palavrinha sequer de apoio e que levante o moral da turma do atual prefeito e nem discutimos a qualidade de vida de alunos e professores dentro da escola. Cadê o rejuste do nosso salário? Cadê o pagamentos dos cursos de pós-graduação? Cadê a dignidade? Cadê o respeito à minha profissão de professor? Cadê? Cadê o ar condicionado prometido para a escola? Por que o Prefeito atrasa nosso pagamento e ninguém diz nada. Pagamento de salário no dia 10 de setembro, referente ao mês de agosto? Isto é vergonha. Isto é perder a dignidade? É ser capacho. Receber o salário no mês seguinte ao trabalhado é vergonhoso para o funcionalismo e, no entanto, ninguém fala nada?

E o Sindicato o que diz?

Vamos exigir o pagamento no último dia do mês trabalhado (30 ou 31) é mais justo, humano, coerente, democrático e respeitoso para com as nossas famílias que dependem desse salário para sobreviver.


ATÉ QUANDO FICAREMOS AJEITANDO A INCOMPETÊNCIA ALHEIA?

Indignado com a situação de servidão da categoria, de passividade e de cabeça baixa.


Valdeci Arantes Maia
Professora/Mãe de aluna

Anônimo disse...

Eu sou mais repor aulas no sábado, se é que nós realmente deveríamos, porque acho que tem dias que não era para repor, sendo que não temos culpa alguma da Gripe Suína aparecer.
EU NÃO VOU ACEITAR TER AULA ATÉ DIA 22 DE DEZEMBRO. Em outubro nós podemos até pensar, mas em dezembro jamais !
O engraçado é que nessas horas, a Macaé tá ali, firme e forte. ¬¬'

Anônimo disse...

OUTUBRO! OUTUBRO! OUTUBRO! OUTUBRO! OUTUBRO! OUTUBRO! OUTUBRO! OUTUBRO! OUTUBRO! OUTUBRO! OUTUBRO! OUTUBRO!

filipe saragoça disse...

bom na verdade ta dificil pois aposto que grande maioria dos aluns não querem perder s recesso de outubro afinal de contas aposto que nem os professores!
agfinal de contas essa semana cai bem melhor que férias pois já é fim do ano e estão todos desgastados de estudar ou trabalhar devemos discutir essa questão direito para fazer o que for melhor para todos!

Anônimo disse...

que dia e hora é a assembleia? ninguemfalonada