terça-feira, 1 de setembro de 2009

Assembleia decide fazer mobilização contra o fim do Ensino Médio

A Assembleia Geral Extraordinária que aconteceu ontem, dia 31/08, contou com a participação de pais, alunos, professores, representantes do Sind-Rede e com o vereador Iran Barbosa. Durante a Assembleia, o vice-diretor Júnior explicou a situação do Ensino Médio na rede municipal de Educação e a definição da SMED para que, a partir de 2010, não haja na escola turmas do 1º ano do Ensino Médio. Ele explicou que a justificativa para o fechamento do Ensino Médio são as determinações postas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996.

Os representantes do Sind-Rede, Geraldinho Corrêa e Consolação falaram sobre as ações do Sind
icato diante da questão e defenderam um movimento de mobilização que procurará estabelecer um diálogo com a SMED. Segundo Geraldinho, o fechamento do Ensino Médio que já aconteceu em várias escolas da rede municipal de BH está sendo imposto sem que haja uma conversa da SMED com as comunidades escolares.



O vereador Iran Barbosa disse que esta é uma causa importante e que o fechamento do Ensino Médio na rede municipal deve ser discutido pelo legislativo. Ele ressaltou a qualidade do Ensino Médio na rede municipal, citando a E.M. Carlos Lacerda e também destacou a estrutura de inclusão dos surdos na EM Paulo Mendes Campos. Ele questionou a capacidade da rede estadual em incorporar os alunos da rede municipal e colocou as questões da localização, dos custos de transporte e da própria qualidade e especificidades do ensino. Segundo ele, há um projeto que será discutido na Câmara sobre esta questão e que o seu compromisso com esta questão é pessoal.





Em seguida, outros presentes se manifestaram a favor da continuidade do Ensino Médio na rede municipal e na EMPMC e foram formadas duas comissões, uma de alunos e outra de pais. Estas comissões, juntamente com os representantes da Escola, do Sind-Rede e do vereador Iran Barbosa encaminharão ao Prefeito Márcio Lacerda um abaixo-assinado. Também será agendada uma reunião com a SMED.

Ficou definido também que será realizada dia 02/09, quarta-feira, às 14 horas no prédio da SMED, uma manifestação com alunos, pais e representantes da comunidade escolar.

Contamos com a sua participação!





2 comentários:

Filipe Saragoça disse...

É importante dizer que não basta somente a escola mobilizar para essa causa pedimos também a colaboração da comunidade por isso gostariamos que informassem aos pais responsáveis quão importante será essa manifestação que afinal de contas isso é um problema deles também já que está em jogo é o futuro deles.

Unknown disse...

Não queremo sair da nossa escola para o josé bonifasil, nós alunos do segundo ciclo não queremos sair daqui queremos fazer o quarto ciclo aqui no paulo mendes.