quinta-feira, 30 de abril de 2009

Participe do OP Juvenil 2009

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ...




1- O que é o Orçamento Participativo Juvenil?

É um processo apresentado às escolas pela SMED (Secretaria Municipal de Educação) para estimular o processo democrático de decisão coletiva. No OP Juvenil, os estudantes, contando com a orientação de professores, poderão definir temas, ações, eleger estratégias e construir propostas pedagógicas.

2- Qual é o papel dos estudantes no OP Juvenil?

Além de eleger temas e projetos pedagógicos, os estudantes deverão planejar, executar e avaliar a apropriação dos resultados.

3- Que tipo de projetos juvenis poderão ser propostos pelos estudantes?


Os projetos propostos devem enfocar temas curriculares e ações que ampliem a gestão democrática na escola. Assim, poderão ser contempladas ações pedagógicas que vão desde a realização de oficinas culturais, a produção de artefatos de multimídia, organização de atividades artísticas e esportivas, criação de centros de centros culturais até a construção de grêmios estudantis.

4- Como os estudantes farão suas propostas?

Cada turma elegerá 3 (três) alunos que formarão a Comissão de Representantes de Turma. Estes representantes realizarão em cada turma Assembléias, onde serão discutidas as necessidades dos estudantes e definidas as prioridades de cada turma. A Comissão de Representantes de Turma deverá organizar uma sistematização das prioridades definidas pelas turmas e convocará uma Assembléia Geral.

5 – O que deve acontecer na Assembléia Geral?

 Definir as prioridades da escola para a elaboração dos PAP's Juvenis;
 Escolher os representantes para a Comissão de Elaboração dos PAP's (composta de estudantes e professores-orientadores);
 Escolher os representantes da Comissão de Avaliação (composta por estudantes, Direção da escola e representante das coordenações pedagógicas)

6- Qual é o papel da Comissão de Avaliação?

Esta comissão deverá acompanhar e avaliar a execução das ações pedagógicas .

Um comentário:

Anônimo disse...

So não participa quem não quer. Depois não reclame.Vocês são convidados!