1- O que é o Orçamento Participativo Juvenil?
É um processo apresentado às escolas pela SMED (Secretaria Municipal de Educação) para estimular o processo democrático de decisão coletiva. No OP Juvenil, os estudantes, contando com a orientação de professores, poderão definir temas, ações, eleger estratégias e construir propostas pedagógicas.
2- Qual é o papel dos estudantes no OP Juvenil?
Além de eleger temas e projetos pedagógicos, os estudantes deverão planejar, executar e avaliar a apropriação dos resultados.
3- Que tipo de projetos juvenis poderão ser propostos pelos estudantes?
Os projetos propostos devem enfocar temas curriculares e ações que ampliem a gestão democrática na escola. Assim, poderão ser contempladas ações pedagógicas que vão desde a realização de oficinas culturais, a produção de artefatos de multimídia, organização de atividades artísticas e esportivas, criação de centros de centros culturais até a construção de grêmios estudantis.
4- Como os estudantes farão suas propostas?
Cada turma elegerá 3 (três) alunos que formarão a Comissão de Representantes de Turma. Estes representantes realizarão em cada turma Assembléias, onde serão discutidas as necessidades dos estudantes e definidas as prioridades de cada turma. A Comissão de Representantes de Turma deverá organizar uma sistematização das prioridades definidas pelas turmas e convocará uma Assembléia Geral.
5 – O que deve acontecer na Assembléia Geral?
Definir as prioridades da escola para a elaboração dos PAP's Juvenis;
Escolher os representantes para a Comissão de Elaboração dos PAP's (composta de estudantes e professores-orientadores);
Escolher os representantes da Comissão de Avaliação (composta por estudantes, Direção da escola e representante das coordenações pedagógicas)
6- Qual é o papel da Comissão de Avaliação?
Esta comissão deverá acompanhar e avaliar a execução das ações pedagógicas .