quinta-feira, 26 de abril de 2012


A alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.
Adicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável. Por exemplo, dietas restritivas, como a dieta do dr. Atkins, não preenche os critérios de alimentação saudável, visto que em que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, podem ajudar em alcançar uma alimentação saudável e evitar disfunções alimentares. Complementação ou implementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável, segundo estudos e consensos de especialistas. A roda dos Alimentos tem 8 grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, devia ter na nossa alimentação diária.
Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais. Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.
Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.










Os alunos da Escola Integrada participam de oficina sobre alimentação saudável.
Alguns professores em 2011

Projeto Leitura

Os alunos da turma H, da EJA-noturno, estão descobrindo a magia e o encantamento das histórias contidas nos livros de literatura da Caixinha do Projeto Leitura Livre que, quinzenalmente, visita a sala de aula. A escolha é sempre de um texto bom de saborear e digerir, cujo enredo emocione, seduza, encante, interesse "aquele" leitor. Um texto bonito para os olhos, bem escrito, caprichado, bem editado; um texto bonito para aos ouvidos, harmonioso, coerente, breve; um texto bonito para o coração, que desperte emoção, sensualidade, prazer; um texto bonito para a inteligência, que apresente possibilidades de descobrir o mundo, os outros e a si mesmo; que seja procura, busca, divertimento, ampliação, ensinamentos e encantamento.

A turma H está se esforçando na compreensão e conseguindo fazer relações de um texto com suas vivências e experiências e realizando uma boa leitura expressiva individual.

domingo, 22 de abril de 2012


Boulevard Shopping Belo Horizonte é um shopping center localizado no bairro Santa Efigênia, na Zona Leste de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais
O acesso é facilitado por estar perto de uma estação de metrô (a estação Santa Efigênia), estar ao lado da Av. do Contorno, e ser localizado na Av. dos Andradas.
O empreendimento foi inaugurado no dia 26 de Outubro de 2010. Há ainda a construção da torre comercial anexa ao shopping, que será inaugurada posteriormente.










Os alunos da Escola Integrada foram ao cinema e se divertiram bastante.

Estação

PDFImprimirE-mail
Clique para ampliar  A Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais é uma unidade de conservação urbana que se encontra dentro de um campus universitário. Oferece aos seus visitantes, atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo também uma saudável opção para a realização de caminhadas e lazer contemplativo.

 São objetivos da Estação Ecológica:

    *      Preservação ambiental
    *      Educação ambiental
    *      Parque escola destinado a pesquisas e ao ensino
    *      Espaço para atividades de lazer contemplativo
















Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

PDFImprimirE-mail
Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das mais importantes áreas verdes do Estado. Situado na região metropolitana de Belo Horizonte, é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital.
O nome do Parque foi contado em "causo" e imortalizado por Mário de Andrade em um poema que relata a história de um casal que, logo após a cerimônia de casamento, cruzou a Serra de volta para casa. No caminho, o cavalo da moça escorregou no cascalho e caiu no fundo do grotão. O marido, desesperado, esporou seu cavalo ribanceira abaixo e "a Serra do Rola-Moça, Rola-Moça se chamou".
A unidade de conservação está localizada nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho e foi criada em 27 de setembro de 1994, coma publicação do Decreto 36.071.
Patrimônio Natural
Os 3.941,09 hectares do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro.
O Parque está situado numa zona de transição de Cerrado para Mata Atlântica, rico em campos ferruginosos e de altitude.  A vegetação diversificada proporciona ao Parque um colorido especial e um relevo peculiar, sendo encontradas espécies como orquídeas, bromélias, candeias, jacarandá, cedro, jequitibá, arnica e a canela-de-ema, que se tornou o símbolo do Parque. Recentemente descrito pela geologia, o Campo Ferruginoso é muito raro, sendo encontrado apenas em Minas Gerais, no quadrilátero ferrífero, e em Carajás, no Estado do Pará.
O Parque abriga seis importantes mananciais de água - Taboões, Rola-Moça, Bálsamo, Barreiro, Mutuca e Catarina - declarados pelo Governo Estadual como Áreas de Proteção Especial. Eles garantem a qualidade dos recursos hídricos que abastecem parte da população da região metropolitana de Belo Horizonte. Para assegurar a proteção destes mananciais, esta área não está aberta à visitação pública.
Infra-estrutura
Na entrada de Nova Lima, o Parque possui um Centro de Visitantes com auditório, para 90 pessoas, salas para reuniões e para Polícia de Meio Ambiente. Na entrada pelo Barreiro, em Belo Horizonte, há outro Centro de Visitantes com auditório para 60 pessoas, salas da administração, além de residências para funcionários e casa do Grupamento de Polícia de Meio Ambiente.