sexta-feira, 30 de março de 2012

Livro 20 anos da Escola!




Em comemoração aos 20 anos da Escola, colocamos o livro com a nossa história para toda a comunidade!

Faça o download em alta resolução (21 MB), se você tem uma conexão rápida: https://rapidshare.com/files/2631518044/EMPMC-20_anos.pdf

Faça o download do arquivo compacto (8,3 MB), mais rapidamente: https://rapidshare.com/files/3382771406/EMPMC-20_anosB.pdf

Nas páginas do nosso livro virtual, com a ajuda dos colegas, contaremos as experiências da Escola Paulo Mendes Campos em busca de uma educação inclusiva e de qualidade, ao longo de seus 20 anos. São tantos projetos que talvez não seja possível elencarmos todos, mas, com certeza, deixaremos uma grande colaboração para essa pequena grande Escola, que compartilhamos agora com todos.

quarta-feira, 28 de março de 2012

turma Floração


Turma Floração, Professora: Sabrina

sexta-feira, 23 de março de 2012

VEREADORES MIRINS TOMAM POSSE NA CÂMARA MUNICIPAL










Luís Guilherme Leite Fernandes, Roberta Carvalho Torres, Letícia Silva Girundi e Ruana Valesca da Silva Rodrigues, vereadores mirins da EMPMC eleitos pelos colegas, no dia 15 de março, tomaram posse na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
A solenidade de posse contou com a participação de 120 alunos da escola, professores, direção e coordenação, além da Secretária Municipal de Educação Macaé Evaristo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Léo Burguês, entre outras autoridades.
A partir de agora, os vereadores mirins participarão, durante todo o ano, de trabalhos, projetos e oficinas oferecidas pela Escola do Legislativo, juntamente com outras nove escolas. O objetivo do Projeto Câmara Mirim é fazer com que os alunos aprendam mais sobre o funcionamento do Poder Legislativo e formulem propostas de leis que poderão ser votadas na Câmara Municipal pelos vereadores.

quinta-feira, 22 de março de 2012

quarta-feira, 21 de março de 2012




ANNIE ROTTENSTEIN

ANNIE ROTTENSTEIN

Nasceu no dia 7 de fevereiro de 1948, em Paris, França. Artista plástica autodidata. Entre 1966 e 1972 realiza mestrado de língua e civilizações hispânica e latinoamericana, na Universidade de Paris e Madri, Espanha. Em 1975 instala-se no Brasil, na cidade de São Paulo. No ano seguinte inicia sua atividade artística autodidata de escultora têxtil. No período de 1979 a 1982 vive e viaja no Maranhão e na Floresta Amazônica, onde pesquisa materiais e técnicas artesanais locais. A partir de 1983 passa a residir em Belo Horizonte, MG.

Realizou diversas atividades e pesquisas, dentre elas: Instalação de um curso de tecelagem e tinturas vegetais em escola rural do Sul de Minas, estimulando a tradição local (1987-88); Pesquisa sobre a relação entre criação artística e processo de auto-conhecimento. Desenvolve até hoje um trabalho de arteterapia aplicado à tanatologia: Arte da Ponte, onde usa a arte como meio simbólico e transformador para elaborar questões de perdas e transições difíceis. (www.artedaponte.com) (1988); Projeto de painel para a TELEMIG, usando os diversos fios e malhas de cobre do próprio material telefônico. (1988-89); Início da pesquisa e utilização dos materiais de junco e bambu (1994); Criação do conjunto de oficinas Relações Essenciais com o terapeuta Mário Lúcio Silva, onde técnicas experimentais de auto-percepção resultam em expressão criativa de arte (2005).


José Alberto Nemer (artista plástico)


Artista plástico: pertencente à geração dos chamados “desenhistas mineiros”, que se afirmou no cenário da arte brasileira na década de 1970 e incluído pela crítica e por júri popular entre os dez melhores artistas de Minas na década de 1980, Nemer participou de exposições e bienais no Brasil e no exterior. Entre os vários prêmios recebidos, incluem-se o Grande Prêmio de Viagem à Europa e o Prêmio do Desenho Brasileiro (1973), no Panorama da Arte Atual Brasileira, do MAM-SP (1980). De novembro de 2003 ao final de fevereiro de 2004, expõe seu trabalho Aquarelas Recentes no Rio de Janeiro, como parte da itinerância nacional pelos espaços culturais do Instituto Moreira Salles (entre março e maio de 2004, o mesmo trabalho é exposto em Porto Alegre, RS).

Vida acadêmica: doutor em Artes Plásticas pela Universidade de Paris, lecionou na Universidade de Paris III / Sorbonne, de 1975 a 1979, e na Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, de 1974 a 1998. Foi um dos criadores dos Ateliês de Desenho da UFMG, cuja pedagogia experimental se tornou paradigmática na formação do artista. Como pesquisador convidado, integrou a Equipe Funções Sociais e do Imaginário nas Artes e nas Literaturas, na École de Hautes Études / CNRS, na França.

Administrador cultural: foi Diretor de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte (1982-1984), Coordenador do Núcleo de Apoio e Comunicação do Festival de Inverno da UFMG (1985), Coordenador do Festival de Inverno/Artes Plásticas (1993), Assessor de Gabinete para Assuntos Culturais e Museus da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais (1987-1988) e Diretor do Museu de Arte da Pampulha de Belo Horizonte (1999-2001). Realizou a concepção e a curadoria de várias exposições, entre elas, “Precariedade e Criação” (1985), “A Criança de Sempre” (1988), “A Poética do Acaso” (1991) e “O Brasil na Visualidade Popular” (2001).






Mais uma visita dos alunos da Integrada ao Palácio das Artes!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Floração!
















Floração-turma: Tudo De Bom, Professora Sabrina

Alguns dos trabalhos feitos pela turma e momentos de recreação.

Está por vir fotos do nosso projeto: ´´CIDADANIA PARA O AMOR´´

Aguardem!

quarta-feira, 7 de março de 2012

MENÇÃO HONROSA

Parabéns às ex-alunas INGRID SILVA DE ABREU, do 9º ano, e LARA PIRES FERREIRA, do 7º ano, pelo certificado de menção honrosa conquistado na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2011).

terça-feira, 6 de março de 2012

Agora Somos Paulo Mendes

Alunos da EJA- Turmas externas que funcionam na ASSPROM conhecem a nossa escola e sentem-se muito felizes por saberem que a EMPMC é de todos nós. Alunos, professores, funcionários e amigos tornam-se sujeitos da nossa História.








Postado por Jeanete Lino

sábado, 3 de março de 2012

Homenagem ao escritor Paulo Mendes Campos

Em comemoração aos 90 anos de nascimento do poeta belorizontino Paulo Mendes Campos (imagem ao lado), ocorrido em 28 de fevereiro de 2012, os professores Maria Teresa e José Mendonça desenvolveram oficinas com os alunos da EJA - noturno - para que eles conhecessem o poeta que dá nome a nossa escola e algumas de suas obras significativas. Na sequência, sem ensaios, os alunos da turma D recitaram parte da obra "O amor acaba" e os alunos surdos fizeram uma adaptação da obra "Continho". Clique nos links e assista.




quinta-feira, 1 de março de 2012

ALUNOS DA EMPMC VISITAM CÂMARA MUNICIPAL


Quatorze alunos da escola, candidatos a vereadores mirins, visitaram a Câmara dos Vereadores no último dia 27 de fevereiro para assistir à palestra sobre democracia e divisão de poderes no Estado moderno. Os alunos foram acompanhados pelo professor de História, Severino Júnior, que coordena, na escola, o projeto “Câmara Mirim”, cujo objetivo é aproximar a sociedade do trabalho legislativo.

DESENHOS DE ALUNOS DA ESCOLA NO CALENDÁRIO DA BHTRANS

As ilustrações dos alunos GABRIEL TEOTÔNIO AMORIM, DÉBORA SANTANA DE PAULA E SARAH FRANCISCO MONTEIRO, realizadas a partir do Projeto de Educação para o Trânsito, na EMPMC, foram selecionadas para compor o calendário da BHTRANS/2012.