segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CONSTRUÇÃO COLETIVA DO REGIMENTO ESCOLAR!!!

Atenção, comunidade escolar :
Dia 26/08/2010, quinta-feira, às 18:00, no auditório da Escola Municipal Paulo Mendes Campos, iniciaremos as discussões sobre o regimento escolar que queremos para nossa escola.
Participe!!!!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

INFORMAÇÕES SOBRE O ENEM!!!


FUNÇÕES:

  1. Avaliar o conhecimento dos alunos que encerram o Ensino Médio

  1. Para concorrer a uma bolsa pelo Prouni

Desde 2004, o ENEM é obrigatório para os estudantes que buscam uma bolsa para o Programa Universidade para Todos( Prouni)

  1. Prova de conclusão do Ensino Médio para os estudantes do EJA

A partir de 2009 o ENEM passou a ter esta função, substituindo o Enceeja – E

Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos – e nesse

caso, avalia as habilidades e competências de jovens e adultos que não con-

cluiram o EM na idade apropriada.

  1. Servir de exame vestibular para boa parte das universidades federais

Sisu – sistema de seleção unificada- Com o resultado do exame o estudante passa a concorrer em dezenas de universidades publicas do pais.

Por enquanto a adesão das universidades é voluntaria. “O MEC incentiva a adesão, mas respeita a recusa”. A adesão vem crescendo a cada ano, “a vocação do Enem é ser estendido a todas as instituições”.

  1. Servir de exame seletivo para mais de mil faculdades brasileiras

  1. Para solicitar o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior ( Fies)

A partir de 2011, os estudantes que quiserem pedir o Fies terão de provar que fizeram o exame.


O ENEM e o VESTIBULAR


As universidades publicas que adotam o Enem como vestibular em fase unica participam do Sistema de Seleção Unificada ( SISU). O aluno que faz a prova pode se inscrever nos diferentes cursos das instituições de ensino superior federal cadastradas no sistema usando o resultado do exame. As inscrições são feitas após a divulgação do resultado do Enem e apenas pela internet, no portal do Sistema de Seleção Unificada ( sisu.mec.gov.br), criado pelo MEC. Nesse site, o estudante pode consultar os cursos das universidades federais que estão cadastrados no Sisu.

Além de participar do sistema unificado de seleção, há universidades federais que utilizam o Enem também de outras três formas:

a) como primeira fase do vestibular;

b) como parte dos pontos na avaliação final do estudante que presta vestibular da instituição;

c) para preencher as vagas que sobrarem ao final das chamadas.

A mesma universidade pode utilizar o Enem de muitas formas, variando de curso para curso, a seu critério.


O ENEM E O PROUNI


Uma boa nota no Enem é a forma de obter uma bolsa do Programa Universidade para Todos ( ProUni), criado pelo governo federal com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior.

Para se inscrever no ProUni, o aluno precisa prestar o Enem e conseguir a nota mínima exigida pelo Ministério da Educação. No ano passado, o MEC estabeleceu que o mínimo exigido para a participação do programa ProUni seria de 400 pontos na media das cinco notas obtidas nas provas do Enem. A media é calculada somando-setodas as notas e dividindo-as por 5.

As inscrições para o programa ProUni são realizadas somente pela internet, no site prouniportal.mec.gov.br. O estudante pode escolher até cinco cursos em uma ou diferentes instituições de ensino superior cadastradas no programa. Aqueles que obtiverem as melhores notas no Enem são pré-selecionados em três chamadas consecutivas. O candidato é pré-selecionado em sua opção de maior prioridade. Caso o curso não tenha mais vagas, o estudante é selecionado para a sua segunda opção, e, se ainda não houver vaga, para o opção seguinte, até a quinta opção.

O candidato pré-selecionado deve comparecer à secretaria da faculdade com cedula de identidade, comprovante de residencia e comprovantes de rendimento do candidato e da familia, para a confirmação de que de fato ele é um aluno carente. Depois disso, o estudante assina o termo de concessão e é inserido no programa.

Para maiores informações, consulte o site do MEC.






Dia do Estudante comemorado com Grande Estilo no PAULÃO !!!