quarta-feira, 31 de março de 2010

Aluno da EMPMC conquista medalha de prata no Campeonato Mineiro de Taekwondo

Aluno da turma 2TE, Igor Bruno Alves Malta, conquistou o segundo lugar no Campeonato Mineiro de Taekwondo, realizado em Betim em 28/03.

Todos da EMPMC estão orgulhosos por esta conquista.

Parabéns !!!

Confira alguns vídeos que o Igor nos enviou onde ele aparece lutando o Taekwondo.








sábado, 27 de março de 2010

Concurso Literário "Eu sou a Natureza" - relação das linhas de ônibus contempladas com os textos

Desde o dia 19 de março, 123 textos feitos por alunos, pais, professores e funcionários de 33 escolas da rede municipal de ensino já estão disponíveis em algumas linhas de ônibus. Dentre eles, textos de alunos e professor da EMPMC.(Leia a postagem anterior, do dia 23/03 ).

Essa fase do projeto foi dividida em três etapas, sendo cada uma com duração de dois meses. No total, vão circular 4.644 lâminas ilustradas e coloridas em 258 ônibus de 28 linhas, próximas às escolas participantes do Concurso.

Veja a relação das linhas contempladas na primeira etapa

Linha Nome da Linha

2207 - Serra Verde

1404B - Estrela do Oriente


5507A - Jardim Guanabara A

341 - Estação Barreiro

Estação Diamante via saúde

314- Santa Helena/Teixeira Dias

4403A- Zoológico Via Serrano

3502- Ouro Preto/São Gabriel

9103- Santa Tereza/Santo Antônio

808- Estação São Gabriel/Paulo

809- Estação São Gabriel/Belmonte

706- Estação São Gabriel/Heliópolis

4801A- Jardim Filadelfia/Boa Vista A

Saiba mais sobre o Projeto Leitura para Todos


quinta-feira, 25 de março de 2010

Encontrado livro da Biblioteca da EMPMC à venda por R$ 1,00

A notícia foi encaminhada por funcionárias da Biblioteca ao Blog da escola:

"Nesta semana, durante uma visita a um sebo (loja que vende livros usados) do centro da cidade, uma de nossas professoras encontrou à venda o livro Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva, que pertence ao acervo da nossa biblioteca (Registro 5353, de 18/12/2000)! Ele estava sendo vendido a R$ 1,00 (um real).
Lamentavelmente, algum usuário vendeu um livro que pertence à toda comunidade da E.M.P.M.C. Precisamos valorizar nosso patrimônio e zelar pelo respeito às regras de empréstimo e devolução! Lutem por isso!"

A partir deste fato e em função do crescente número de livros não devolvidos pelos usuários, a equipe da Biblioteca da escola realizará uma campanha para que os livros sejam utilizados de forma responsável e devolvidos dentro dos prazos estabelecidos.

Se você está com algum livro da biblioteca, devolva-o no prazo e participe da campanha para que nosso patrimônio seja cada vez mais valorizado e preservado.

E nunca é tarde para devolver um livro!

Clique no texto para ampliá-lo.


terça-feira, 23 de março de 2010

"Eu sou a Natureza" - Alunos e professor da EMPMC são selecionados


Em 2009, foi realizado o concurso literário "Eu sou a Natureza", uma iniciativa do Programa de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação, das Secretarias de Meio Ambiente e Saúde, do Programa Leitura para Todos e da BHTrans.

Poderiam participar membros da comunidade escolar - que inclui alunos, pais, funcionários de escolas e servidores municipais da área da educação.
Cada participante pôde participar com até dois textos, nos gêneros conto, crônica, causo e poema.

O concurso teve como objetivo estimular uma reflexão artística e crítica sobre as relações entre os homens e os demais seres vivos, estimular a leitura e a produção de textos literários, além de contribuir para o desenvolvimento da consciência ecológica dos participantes e da população em geral.

Os ganhadores terão seus textos publicados pelo projeto Leitura para Todos, na frota de ônibus da capital.

Dentre os textos dos alunos selecionados no Concurso, estão os textos de:

Laissa Kianne da S. Durso

Stephanie de F.P. Morais

Monique Bruno Rodrigues

Rafael Augusto dos Santos

O professor Tristão José Macedo também teve dois textos selecionados no Concurso.

A todos vocês, parabéns!!!

Que estes textos alcancem muitas pessoas e despertem nelas novas atitudes em relação à natureza.


Confira todos textos selecionados pelo Concurso "Eu Sou a Natureza".

Visite o site A tela e o texto.




Paralisação parcial da EMPMC


Informamos que em 23/03/2010, terça-feira, nos turnos da Tarde e da Noite da EMPMC não haverá aula por causa de Assembleia Geral dos Professores da Rede Municipal de Ensino, a ser realizada às 14 horas, no colégio Marconi.


Para mais informações: 3277-6353 / 3222-6923

sábado, 20 de março de 2010

22 de Março - Dia Mundial da Água





O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a
“Declaração Universal dos Direitos da Água” . Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Como devemos comemorar esta importante data? Devemos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação da água. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º – A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


Fonte: http://www.suapesquisa.com

quinta-feira, 18 de março de 2010

Conheça o Botetim Escolar

Clique na imagem para visualizar o Boletim Escolar.



Conheça os Conceitos:

A - O aluno atingiu de 86% a 100% dos objetivos propostos.

B - O aluno atingiu de 66% a 85% dos objetivos propostos.

C - O aluno atingiu de 50% a 65% dos objetivos propostos.

D - O aluno atingiu de 30% a 49% dos objetivos propostos.

E - O aluno atingiu abaixo de 30% dos objetivos propostos.

O conceito C significa que o aluno necessitará de acompanhamento atento para evitar que ele venha a atingir um desempenho escolar abaixo do mínimo para aprovação.

Os conceitos D e E indicam que o aluno necessitará de um acompanhamento específico no percurso do ciclo. Estes alunos deverão participar dos Estudos Intensivos.

O botetim escolar 2010 terá também o espaço para o lançamento do resultado do processo de Recuperação.






sexta-feira, 12 de março de 2010

Assembleia Escolar Ordinária - dia 17 de Março

A direção da Escola Municipal Paulo Mendes Campos convoca pais, alunos, professores e funcionários para participarem da Assembleia Escolar Ordinária, a ser realizada no dia 17 de Março de 2010, quarta-feira, às 18 horas, na quadra da escola.

Nesta Assembleia, será apresentada a organização do ano escolar 2010 e realizada a Avaliação da Gestão Escolar.

Sua presença é muito importante.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Parabéns a todas as mulheres!






Saiba mais sobre esta data, clicando aqui.


segunda-feira, 1 de março de 2010

EMPMC desenvolve Projeto de EJA


A EMPMC está com inscrições abertas para turmas de EJA e a equipe de professores do turno da noite está empenhada no desenvolvimento do Projeto Pedagógico de EJA.

Várias reuniões estão sendo realizadas para que seja construída uma Proposta Político-Pedagógica de EJA orientada pelas diretrizes da SMED e que respeite as especificidades dos educandos.

A partir das orientações da Gerência de Coordenação da Política Pedagógica e Formação - GCPF - Núcleo de EJA e Educação Noturna, a EMPMC buscará consolidar o Projeto da EJA e garantir a um número cada vez maior de pessoas a chance de retomar os estudos e construir um futuro melhor.