segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Assembleia Ordinária - dia 01º de Dezembro de 2009

A Escola Municipal Paulo Mendes Campos convida pais, alunos, professores e comunidade escolar para Assembleia Ordinária,
dia 01/12/2009, terça-feira, às 18 horas no Auditório da Escola.
A Assembleia terá como pauta a definição do Calendário Escolar 2010.
Em virtude da realização da Assembleia não haverá aula.

É importante a presença de todos nesta Assembleia.


Atenciosamente,

Direção da EMPMC

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Eleição do Melhor Programa da Rádio da Escola agita o turno da tarde



Aconteceu hoje, 27/11, a eleição do melhor programa da Rádio da escola realizado no turno da tarde. Concorreram ao prêmio os programas Raio Laser, Vibe Station, BC e Frawlda Xeia realizados por alunos do 3º Ciclo, do turno da tarde.

O programa que recebeu o maior número de votos foi o Raio Laser feito
pelos alunos Bruno e Fabrício, da 1TB.

O prêmio aos vencedores é a realização da programação de uma semana inteira.
Então, na próxima semana, do dia 30 de novembro ao dia 04 de dezembro,
só vai rolar Raio Laser no turno da tarde.



quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Projeto Leitura - Você pode ouvir algumas das gravações já realizadas!


A seguir, postamos algumas das gravações de poemas e contos já realizadas no Projeto Leitura.

No total, são mais de 50 gravações de leitura, envolvendo
os alunos das turmas do 2º Ciclo.

Para ouvir as gravações, você deverá fazer o download dos arquivos:

Quando eu era pequenino - Sérgio Capparelli

Macaco Sarapantado - Eneida D' Gaspar

Cidadezinha Qualquer - Carlos Drummond de Andrade

Humor Negro - Leo Cunha

Convite - José Paulo Paes

Quadrilha - Carlos Drummond de Andrade

Bem que quer
- Sérgio Capparelli

Passarinho - Arnaldo Antunes


Acompanhe o Projeto pelo Blog: http://projetoleituraempmc.blogspot.com/

Dica do Blog Mais Geografia : conheça o site do Projeto Manuelzão !



O Projeto Manuelzão nasceu em janeiro de 1997, por iniciativa de professores da Faculdade de Medicina da UFMG. Seu surgimento está ligado às atividades do Internato em Saúde Coletiva (“Internato Rural”), disciplina da faculdade de medicina, na qual os estudantes passam três meses em municípios do interior desenvolvendo atividades ligadas à ação preventiva e social.

O histórico dessas experiências revelou que não bastava tratar a população periodicamente, também era preciso trabalhar as causas das doenças. Ou seja, a saúde não é apenas uma questão médica; está diretamente relacionada às condições sociais e ao meio ambiente em que as pessoas vivem.

A partir desta percepção foram traçadas as diretrizes do Projeto Manuelzão: lutar por melhorias nas condições ambientais e, assim, garantir a promoção da qualidade de vida, rompendo com a prática predominantemente assistencialista e tendo por objetivo principal promover a revitalização da bacia do rio das Velhas.

No site do Projeto Manuelzão, você vai encontrar muitas informações sobre a Bacia hidrográfica do Rio das Velhas e sobre temáticas ambientais.

Lá é possível ter acesso a todos as edições do Jornal Manuelzão.






Visite o Blog Mais Geografia e confira outras dicas!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Projeto Leitura - as gravações de poemas e contos estão na fase final


Os alunos do 2º Ciclo estão na fase final da gravação dos poemas e contos.





As gravações são realizadas no Telecentro da escola.



Esta atividade é realizada pela profª. Cacá, pela equipe da Biblioteca e
pela equipe do Telecentro.






A última etapa deste projeto é a gravação do CD .



Clique nas imagens para aumentar


Saiba mais sobre o Projeto Leitura no blog:
http://projetoleituraempmc.blogspot.com/


sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cadastro para vagas em 2010

Atenção comunidade escolar!

A EMPMC está fazendo inscrições para cadastrar os interessados em estudar na Escola em 2010.

O cadastro é destinado a alunos do 3º Ciclo - 6ª, 7ª e 8ª séries.
Procure a Secretaria da Escola.

Garanta a sua vaga!

Informações: 3222- 6923 e 3277-4469


Trabalhando por um ensino de qualidade!




Alunos do Ensino Médio participam de Oficina de Vídeo





Um grupo de alunos do Ensino Médio da EMPMC está participando de uma oficina de produção de vídeos.
A oficina é resultado de uma parceria da escola com a Associção Oficina de Imagens.




Durante os encontros, os alunos têm a oportunidade de conhecer os recursos e equipamentos para filmagem, os passos para a edição, além de desenvolver uma crítica sobre a elaboração dos produtos midiáticos, realizar atividades em equipe com divisão de responsabilidades e construir narrativas áudio-visuais pautadas em temas do interesse dos jovens.

Os vídeos já estão em fase de finalização e em breve veremos o resultado!



A Oficina de Imagens – Comunicação, Educação e Cultura, organização da sociedade civil, sem fins econômicos, fundada em julho de 1998, tem o objetivo de desenvolver pesquisas acerca do impacto dos meios de comunicação e das informações que veiculam, na sociedade, especialmente na formação de educadores, crianças e adolescentes e dos próprios comunicadores.

Visite o site da Oficina de Imagens:


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Alunos do 3º Ciclo montam painel sobre a Semana da Consciência Negra




Os alunos da turma 1TB, do 3º Ciclo, montaram um painel em comemoração à Semana da Consciência Negra.

Sob orientação da professora de História, eles investigaram as influências dos negros na história e na cultura do Brasil e a atuação dos negros em várias sociedades do mundo.



O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pela Lei Nº 10.639, no dia 09 de janeiro de 2003.
Foi escolhida a data de 20 de Novembro, pois neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Esta mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, as escolas devem inserir ,em seus programas, aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

Com a implementação desta lei, o governo brasileiro espera contribuir para o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

Saiba mais sobre o assunto:

http://www.palmares.gov.br/

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/consciencianegra/home.html

http://www.comciencia.br/reportagens/negros/02.shtml

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=007



domingo, 15 de novembro de 2009

Conselho Tutelar - Começa campanha para escolha dos conselheiros



O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza o sexto processo de escolha de conselheiros tutelares. O objetivo é eleger 45 conselheiros tutelares titulares comprometidos com a causa dos direitos da criança e do adolescente.

A campanha eleitoral já começou e vai até o dia 10 de dezembro, três dias antes da eleição.

O Conselho Municipal é o encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, além de orientar e tomar providências em situações de ameaça ou violação desses direitos. Belo Horizonte possui nove conselhos tutelares, um por regional. Cada conselho é composto por cinco conselheiros tutelares, eleitos pela sociedade para um mandato de três anos, sendo permitida uma recondução.

Os candidatos poderão promover as suas candidaturas junto aos eleitores, através de debates, entrevistas, seminários e distribuição de panfletos, sendo livre a distribuição de panfletos, desde que não perturbe a ordem pública ou a particular. O material de divulgação das candidaturas não poderá veicular o nome dos patrocinadores, apoiadores, financiadores ou similares.

O processo de seleção dos conselheiros tutelares é composto por nove etapas, entre elas análise de currículo, teste escrito de conhecimento, avaliação por banca examinadora, curso preparatório. O processo foi aberto a todo cidadão que atenda aos requisitos como idoneidade moral, idade superior a 21 anos, residir em Belo Horioznte há pelo menos dois anos, morar na região a que se candidatar, ter experiência mínima de dois anos na defesa, atendimento ou promoção dos direitos da criança e do adolescente e ser brasileiro nato ou naturalizado.


Na última semana os candidatos foram convocados para uma reunião nas respectivas regionais, para o sorteio dos números de campanha e esclarecimentos de todo o processo eleitoral. A reunião serviu também para esclarecer o que os candidatos podem fazer para promover suas campanhas. A próxima etapa é o processo de eleição, Podem votar, em sua respectiva regional, maiores de 16 anos munidos de documento de identidade e comprovante de residência.

Publicado em 12/11/2009 18:47:40 - Portal PBH

sábado, 7 de novembro de 2009

Calendário Escolar 2010 - PORTARIA SMED Nº 230/2009


A Secretaria Muncipal de Educação já estabeleceu os parâmetros para a elaboração do Calendário Escolar para o ano de 2010. A publicação da Portaria nº 230/2009 foi publicada no Diário Oficial de 07 de Novembro de 2009, Ano XV - Edição N.: 3459 .


PORTARIA SMED Nº 230/2009

Estabelece parâmetros para elaboração do Calendário Escolar para o ano de 2010.

A Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições, com base nas disposições da Lei Federal nº 9.394, de 20 de novembro de 1996 e suas normas complementares, e considerando a necessidade de compatibilização do calendário escolar da Rede Municipal de Educação com os calendários das Redes Estadual e Privada da cidade de Belo Horizonte,

RESOLVE:

Art.1º – O Calendário Escolar de 2010 obedecerá às normas desta Portaria, deverá ser elaborado pela escola, discutido e aprovado pelo Colegiado Escolar, referendado pela Assembléia Escolar, com ampla divulgação para servidores, alunos e pais de alunos.

Art.2º – O Calendário Escolar deve prever o mínimo de 200(duzentos) dias letivos e 4 (quatro) dias escolares para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.


§ 1º – A carga horária anual é de, no mínimo, 800(oitocentas) horas de efetivo trabalho escolar, com jornada diária de, no mínimo, 4 (quatro) horas, excluído o tempo destinado ao recreio.


§ 2º – O Calendário Escolar para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos dos Ensinos Fundamental e Médio deve observar as disposições da Resolução do CME/BH nº 001/03 e o teor da Proposta Pedagógica aprovada pelo Conselho Municipal de Educação.

Art. 3º – Nos calendários das unidades escolares da Rede Municipal de Educação devem constar as seguintes datas e programações:

I - Início do ano escolar: 1° de fevereiro;

II - Início do ano letivo: 02 de fevereiro;

III - Término do ano letivo: até 15 de dezembro;

IV - Término do ano escolar: até 17 de dezembro;

V- Férias escolares de 04 a 31 de janeiro e 26, 27, 28, 29 e 30 de julho;

VI- Recessos escolares comuns: 15 e 17 de fevereiro, 1° de abril, 04 de junho, 6 de setembro, 11, 13, 14 e 15 de outubro e 1° de novembro, podendo esses serem utilizados como dias escolares;

VII- Feriados: conforme publicação no Diário Oficial do Município – DOM;

VIII - 2 (duas) Assembléias Escolares Ordinárias serão consideradas dias letivos;

IX - 4 (quatro) sábados letivos, no máximo;

X- 4 (quatro) dias escolares, no mínimo, para: planejamento, avaliação e formação, sendo um deles, no dia 20 ou 27 de novembro, para discussão e avaliação da gestão, com base no Plano de Trabalho Administrativo e Pedagógico aprovado na eleição para o triênio 2009/2011.

Art.4º – Compete ao(a) Diretor(a) da escola fazer cumprir as determinações desta Portaria e encaminhar o Calendário Escolar à Gerência de Avaliação e Verificação do Funcionamento Escolar – GAVFE, para conhecimento, análise e aprovação, até 30 de novembro de 2009.

§ 1º – Qualquer alteração, depois do Calendário Escolar aprovado, deve ser discutida e aprovada pelo Colegiado Escolar, referendada pela Assembléia Escolar, observados os parâmetros desta Portaria.

§ 2º – A alteração a que se refere o § 1º deste artigo deve ser encaminhada, por meio de ofício, à GAVFE, para análise e aprovação, com antecedência de 10 (dez) dias da ocorrência da alteração.

Art. 5º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação e revoga as disposições em contrário.

Belo Horizonte, 05 de novembro de 2009

Macaé Maria Evaristo

Secretária Municipal de Educação




sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Você sabe fazer um diagrama ?


Um diagrama pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes, feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. É uma representação visual estruturada e simplificada de um determinado conceito, idéia, fenômeno, fato, etc.


Nas aulas de Ciências do 3º Ciclo, a professora Renata Netto desenvolve diferentes tipos de diagramas para que os alunos compreendam melhor os conteúdos estudados. Após a leitura, os próprios alunos criam os seus diagramas e podem até utilizá-los durante algumas avaliações.



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Além dos diagramas, os desenhos e as tabelas também são utilizados para a compreensão dos conteúdos.




Atividades de alunos do 3º Ciclo - turno da tarde
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A elaboração de diagramas pelos alunos também é realizada em outras disciplinas, do 3º Ciclo, como História e Geografia. Os diagramas são um interessante instrumento para síntese do conteúdo estudado, possibilitando ao aluno ter uma visão geral de um fenômeno, relacionar elementos ou fatos e desenvolver diferentes habilidades de leitura e interpretação.


XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino


O Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) é um evento científico, no campo educacional, que congrega pesquisadores e profissionais da educação que trabalham com questões relacionadas à temática "Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais".


Os sub-temas, em conexão com a temática geral do Encontro referem-se aos diversos campos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem que são o foco central do XV ENDIPE. Em relação a cada um desses campos serão tratadas Convergências e Tensões. São eles:


1. Alfabetização e Letramento
2. Arte-Educação
3. Avaliação Educacional
4. Currículo
5. Didática
6. Educação a Distância e Tecnologias da Informação e Comunicação
7. Educação Ambiental
8. Educação de Jovens e Adultos
9. Educação de Pessoas com Deficiência, Altas Habilidades e Condutas Típicas
10. Educação do Campo
11. Educação em Ciências
12. Educação em Espaços Não-escolares
13. Educação, Gênero e Sexualidade
14. Educação Indígena
15. Educação Infantil
16. Educação Matemática
17. Educação Profissional e Tecnológica
18. Ensino da Língua Portuguesa
19. Ensino de Educação Física
20. Ensino de Geografia
21. Ensino de História
22. Ensino de Línguas Estrangeiras
23. Ensino Superior
24. Escola, Família e Comunidade
25. Formação Docente
26. Políticas Educacionais
27. Relações Raciais e Educação
28. Trabalho Docente

Mais informações no site do ENDIPE: http://www.fae.ufmg.br/endipe/index.php

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