quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Você ainda não tem a carteirinha da escola ???


A Secretaria da E.M.P.M.C. informa que os alunos que ainda não receberam a carteirinha da escola deverão entregar uma fotografia recente (3X4) para que a carteirinha seja confeccionada.


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Assembleia Escolar para eleição do Colegiado Escolar


A Assembleia Escolar para a eleição do Colegiado Escolar será realizada
no dia 03 de Março, às 19 horas, no auditório da escola.


Contamos com a presença de todos!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Hora de eleger os Colegiados Escolares



As escolas municipais de Belo Horizonte estão realizando as eleições para os Colegiados Escolares. Cada escola tem o prazo de até 60 dias, a partir do início do mandato dos diretores e vices, para eleger o seu colegiado.

"O Colegiado Escolar tem a função de compartilhar responsabilidades; de garantir que ninguém decida sozinho aquilo que é tarefa de todos. A direção, os representantes dos alunos, dos funcionários, das famílias e da comunidade decidem juntos o que é melhor para a escola", explica o professor Antônio Rodrigues de Souza, do Programa Família-Escola.

O Colegiado é composto por, no mínimo, 11 membros e, no máximo, 21. Deve conter a representação de todos os segmentos da comunidade escolar: trabalhadores em Educação; estudantes com idade igual ou superior a 12 anos; pais, mães ou responsável legal pelo aluno e também representantes de grupos comunitários. "

"O Colegiado Escolar é um lugar onde todos tem voz e vez, e, assim, aprendem, discutem e assumem compromissos", acrescenta Rodrigues.

Para eleger os membros do Colegiado Escolar, é necessário que a direção de cada escola convoque uma Assembléia específica para esse fim. O funcionamento do Colegiado é regulamentado pela resolução 001/2005, que pode ser acessado no portal da Prefeitura: www.pbh.gov.br/educacao ou na intranet da Educação http://intranet.educacao.pbh

Mais informações pelo serviço Alô, Educação! - 3277-8646

Competências do Colegiado Escolar

- aprovar, em assembléia escolar, o projeto político pedagógico da escola;
- acompanhar e avaliar a implementação do projeto político pedagógico da escola;
- deliberar sobre as prioridades, acompanhar e aprovar bimestralmente a aplicação de recursos da caixa escolar, obedecidos os dispositivos legais pertinentes;
- prestar contas da execução de suas competências à assembléia escolar;
- elaborar seu estatuto e submetê-lo à apreciação da assembléia escolar;
- divulgar suas ações para os demais integrantes da comunidade escolar;
- decidir em grau de recurso sobre questões de interesse da comunidade escolar;
- decidir sobre as normas de conduta, procedimentos e processos educativos, observada a legislação em vigor e respeitados os âmbitos de sua competência;
- deliberar, com base na Portaria da SMED, sobre a elaboração do calendário escolar e submetê-lo à apreciação da assembléia escolar e do órgão competente do Sistema Municipal de Ensino.

Publicado em 10/02/2009 18:06:40 - Portal da PBH

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Início do Ano Letivo


A EMPMC deu início ao ano letivo na primeira semana de fevereiro.
O calendário do ano letivo, aprovado em Assembléia, foi entregue aos alunos.
Nas primeiras semanas de aula, os alunos também receberam as Normas de Convivência da Escola, os livros didáticos de cada disciplina e o Kit escolar.